sexta-feira, dezembro 16

o risco do tesouro


Hoje começo com uma breve história...

Era mais ou menos onze horas da manhã, a mãe bate na porta do quarto do seu filho e exclama:
– James, acorda! Você tem que ir para a escola!
– Mas, mãe... Eu não quero!
– James, está na hora e você tem que ir...
– Mas eu não quero... Lá é muito chato, eu odeio escola! Não aprendo nada lá...
– James, você tem que ir. Primeiro: é seu dever. Segundo: você tem quarenta e cinco anos. Terceiro: você é o diretor! Acorda!

Enquanto você insiste em permanecer dormindo, a mudança de paradigma aponta para o fato de que aquilo que você pensava ser a realidade, se colocado de lado, passa a refletir uma noção absolutamente diferente.

Ponha tudo de lado, sem nenhuma esperança de que “as coisas fiquem bem”. Note que você tem poupado sua energia, insistindo em barganhar uma solução para os seus problemas. Mas o que você está disposto a oferecer em nome disso? Ao mesmo tempo que deseja a liberação, você teima em manter todo o seu aparato de ideias pré-concebidas, sem se dar conta que são essas ideias – e somente elas – que trazem, em si, o sofrimento.

As ideias reduzem você. Estamos aqui em nome do ilimitado, que é você existencialmente. Portanto, não poupe! Ponha tudo de lado e veja o que fica. Aquilo que permanece, é o tesouro que você tanto deseja. Entregue-se a este mistério sem nenhuma exigência – não exija nenhuma segurança. Todas as noções de segurança são esboçadas pela mente.

2 comentários:

  1. Ola,
    Como dizia o Cristo: "Os pássaros não se preocupam com que vão comer amanhã". Então aí está toda a ação da Graça, a Fé e a Luz. Hoje iludi-se quem espera uma segurança externa, somente podem existir pessoas seguras em Si, desvencilhadas dos condicionamentos de "felicidade" que essa sociedade de controle coloca.
    Abraços e muita Graça e Luz a todos!
    Presto Graças ao autor deste texto! Namastê!
    Simone

    ResponderExcluir
  2. gritos. alegria e liberação. e a mente se fode cada vez mais.

    ResponderExcluir