quarta-feira, dezembro 21

o quieto, a ideia e o porquê
























Ser quem você é, é simples. Você não precisa imaginar absolutamente nada. Este é o momento de olhar para isso e “Ver”. O coração bate por si, os pulmões respiram por si, a mente pensa por si, o corpo sente por si. Você é a Observação que não está localizada em lugar nenhum. Fique quieto e saiba.

Conta-se que Buda tinha uma lista de perguntas que ele não respondia e não deixava ninguém fazer. Certo dia, um homem chegou até ele e disse: “Eu sento com você e fico aqui com uma condição: quero que você responda todas as minhas perguntas”. Buda concordou: Ok, respondo todas as suas perguntas, mas com uma condição: por um ano você vai sentar ao meu lado sem perguntar nada; depois disso, pode me  perguntar o que quiser que eu responderei”. Assim foi: ao final de um ano, Buda o autorizou a começar a fazer as perguntas, mas o discípulo questionou: “Perguntar o quê?”

Existe, em realidade, alguma pergunta no Ser? Existe algo que precise ser melhorado, transformado, mudado, adquirido ou reformado? Olhe bem! Veja! Você é a Consciência que observa os eventos indiferente ao que está acontecendo no corpo ou na mente. Se alguém pisou no seu pé e você ficou com raiva, fique! Afinal, quem ficou com raiva? Você ou a sua mente? Você apenas observa: raiva está presente... e, daqui a pouco, passou. Se você interfere com a sua mente e diz que você não pode ficar com raiva porque um buda não sente raiva, está criando um grande problema ao tentar impor uma ideia na realidade da vida. Você não é uma ideia. Você está muito longe de ser uma ideia. Você não cabe numa ideia. 

3 comentários:

  1. Estou me sentando do seu lado Satya....

    ResponderExcluir
  2. Mestre,
    Obrigado por compartilhar o amor.
    Namastê!
    S2
    Rupantar

    ResponderExcluir
  3. Esta compreensão quando ocorre sinaliza o início do fim da fantasia da mente sobre o que poderá vir a ser o estado de Iluminação...

    ResponderExcluir